Este artigo relata a experiência de processo de formação continuada direcionado a líderes pedagógicos da rede municipal de Afogados da Ingazeira – PE, ocorrida entre maio e novembro de 2024. Trata-se de um curso com foco a Comunicação Não‑Violenta como ferramenta para promoção de uma liderança escolar ética, empática e emocionalmente segura. O percurso formativo foi estruturado em cinco módulos, combinando teoria e prática, por meio de oficinas, rodas de conversa, círculos de construção de paz e estudo sobre fundamentos da justiça restaurativa como abordagem para gestão de conflitos escolares. Assim, este trabalho objetiva discutir o papel das relações interpessoais e profissionais no êxito do trabalho do coordenador pedagógico, do gestor e secretário escolar em uma liderança saudável, fundamentando-se nos estudos de Rosenberg (2006), Goleman (1995), Dell Prette & Dell Prette (2003), Lacan (1966), entre outros, fortalecendo a ideia de que liderar é, também, cuidar das relações humanas. Parte-se da necessidade de formação continuada, detalhando-se a vivência do curso e discutindo-se os resultados alcançados a partir da avaliação dos cursistas que o considerou como uma oportunidade de fortalecimento das lideranças escolares. Conclui‑se que a promoção de formações nessa perspectiva é fundamental para transformar o cotidiano escolar em uma gestão mais humanizada.
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Copyright (c) 2025 Patricia Roberta Alvez Xavier de Almeida
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Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).