O jornalismo internacional tem o papel de reportar sobre outros países e culturas, contribuindo, assim, para a construção de um olhar estrangeiro sobre diversos aspectos nacionais. A Copa do Mundo 2014, por sua vez, foi um momento abundante na formação de imagens sobre o país-sede e seus habitantes, já que os holofotes da mídia estavam voltados para o Brasil. Diante destas considerações, este trabalho foca no estudo das representações sobre a relação dos brasileiros com o futebol no The Guardian, tema que se destacou na cobertura do megaevento esportivo no jornal inglês. Utilizando a Análise de Conteúdo, verificou-se que a emotividade e o futebol como algo que significa mais do que um esporte são fatores-chave para o entendimento estrangeiro da relação Brasil x futebol. Esta visão passional, no entanto, não se estende a outros assuntos abordados no período, sugerindo que a postura editorial dos veículos pode influenciar as representações midiáticas tanto quanto seus históricos ou os próprios acontecimentos.
Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).