• Resumen

    Pensamento Computacional Desplugado: Ensino e Avaliação na Educação Primária Espanhola

    Published date: 21/11/2018
    O Pensamento Computacional (PC) vem gerando um novo foco educacional nas escolas mundiais como um conjunto de conhecimentos e habilidades para a solução de problemas. Entretanto, não há um consenso de metodologia de ensino e disponibilidade de material para atender às expectativas dos professores. Para verificar a eficácia de aulas de Pensamento Computacional Desplugado, foi realizada uma avaliação de estudantes da educação primária espanhola com uma abordagem Quase-Experimental no intuito de beneficiar crianças em regiões/escolas onde não há dispositivos eletrônicos, Internet e até mesmo energia elétrica. Os resultados apresentaram relevância estatística comprovando melhoria significativa no desempenho dos estudantes que tiveram atividades de PC Desplugado.

Journal on Computational Thinking (JCThink)

JCThink busca proveer una amplia divulgación de trabajos científicos sobre el tema del Pensamiento Computacional. Adopta una política de multi-idioma permitiendo la publicación de artículos originales y no publicados en Inglés, Portugués y Español.

Access journal