• Resumo

    Pensamento Computacional Desplugado: Ensino e Avaliação na Educação Primária Espanhola

    Data de publicação: 21/11/2018
    O Pensamento Computacional (PC) vem gerando um novo foco educacional nas escolas mundiais como um conjunto de conhecimentos e habilidades para a solução de problemas. Entretanto, não há um consenso de metodologia de ensino e disponibilidade de material para atender às expectativas dos professores. Para verificar a eficácia de aulas de Pensamento Computacional Desplugado, foi realizada uma avaliação de estudantes da educação primária espanhola com uma abordagem Quase-Experimental no intuito de beneficiar crianças em regiões/escolas onde não há dispositivos eletrônicos, Internet e até mesmo energia elétrica. Os resultados apresentaram relevância estatística comprovando melhoria significativa no desempenho dos estudantes que tiveram atividades de PC Desplugado.

Journal on Computational Thinking (JCThink)

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2017
Ano de encerramento: 2019

Access journal