• Resumo

    Envolvendo Usuários e Criando Símbolos para Programação Tangível: um Estudo de Caso com TaPrEC

    Data de publicação: 01/06/2020
    INTRODUÇÃO: O Design Participativo é uma abordagem que se caracteriza pela participação ativa dos usuários como parte da equipe de design, refletindo suas perspectivas e necessidades no design do produto. O BrainDraw é uma técnica participativa para uso na fase de design da criação do produto. Este artigo investiga o uso de prácticas participativas com professoras de ensino fundamental visando o redesign dos blocos de programação do TaPrEC, um ambiente de programação tangível. OBJETIVO: Este trabalho objetivou o redesign de símbolos para os blocos de repetição do ambiente TaPrEC, envolvendo as principais partes interessadas. MÉTODO: Um Estudo de Caso num espaço educacional que oferece atividades para as crianças durante o contraturno foi realizado utilizando a técnica BrainDraw com um grupo de professoras de ensino fundamental para o redesign dos símbolos dos blocos de repetição do ambiente TaPrEC. A experimentação e avaliação dos símbolos criados foram realizadas pelas mesmas professoras e um grupo de alunos de ensino fundamental. Também aplicamos o formulário da autoavaliação de emoções para avaliar a resposta afetiva dos participantes durante as atividades participativas. RESULTADOS: Os resultados das oficinas destacam que os símbolos criados pelas professoras tiveram uma melhor aceitação por parte de professoras e crianças. Esta aceitação positiva pode decorrer do fato que as soluções participativas propostas pelas professoras sugerem associações com elementos cotidianos tais como sinais de transito e o símbolo da multiplicação. CONCLUSÃO: O Design Participativo é um processo que envolve pesquisadores e usuários finais na criação de produtos para seu uso. Utilizando essa abordagem, estudamos diferentes propostas de símbolos para representar e entender os blocos de repetição do TaPrEC, um ambiente de programação tangível, para promover uma solução que contasse com a participação dos principais interessados e alcançar uma solução que fizesse sentido para eles.

Journal on Computational Thinking (JCThink)

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2017
Ano de encerramento: 2019

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