INTRODUÇÃO: As discussões em torno do desenvolvimento do Pensamento Computacional, têm demandado esforços no sentido de propor métodos, técnicas e ferramentas que possam auxiliar nesse processo, sobretudo em contexto escolar. O presente artigo trata do desenvolvimento de um jogo educacional com o tema “Ambiente e Sustentabilidade” envolvendo os pilares do Pensamento Computacional. OBJETIVO: O jogo tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento do Pensamento Computacional através da resolução dos problemas a serem resolvidos nas missões da heroína Sofia. A proposta de criação do jogo aponta formas de criar ferramentas que trabalhem temas curriculares de forma transversal. São usadas táticas usualmente incorporadas à linguagem algorítmica que permeiam os processos de resolução de problemas em Ciência da Computação. MÉTODO: A criação do jogo seguiu um processo de desenvolvimento baseado em metodologias ágeis. Foi considerada a estrutura cognitiva humana juntamente com o entrelaçamento entre os jogos e os quatro pilares do Pensamento Computacional para a composição de uma arquitetura aplicada ao mapa do jogo.. RESULTADOS: A avaliação do mapa do jogo no que tange a "algoritmização" das fases cumpriu os requisitos quanto à localização dos pilares (Decomposição, Padrão, Abstração e Algoritmo). O jogo, enquanto produto de entretenimento, foi avaliado usando o E-Game Flow que apontou para aceitação dos avaliadores (alunos de graduação da área de Computação) e foram registradas algumas sugestões de melhoria. CONCLUSÃO: Os jogos se apresentam como uma importante ferramenta no que tange o processo de desenvolvimento do Pensamento Computacional considerando o engajamento que podem causar em seus usuários e as possibilidades de utilização de suas mecânicas para aprendizagem direcionada.
Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.
Ano de criação: 2017
Ano de encerramento: 2019