• Resumo

    Metodologia baseada em sala de Aula invertida e Resolução de Problemas relacionado ao cotidiano dos estudantes: uma proposta para ensinar programação para iniciantes

    Data de publicação: 09/10/2017

    INTRODUÇÃO: Este artigo apresenta uma metodologia para apoiar o ensino de programação para iniciantes baseada na abordagem de Sala de Aula Invertida e na resolução de problemas. OBJETIVOS: Auxiliar na permanecia dos estudantes iniciantes em programação e evitar o abandono na disciplina. METODOLOGIA: Buscou-se criar alternativas para ampliar o espaço de encontros presenciais com a criação de uma sala de aula virtual e uso de enunciados de exercícios que nos permitissem aproximar dos interesses dos estudantes por meio de situações ancoradas nos seus hábitos de lazer. RESULTADOS: Discute-se a questão dos desafios e possibilidades da integração de múltiplos espaços e ferramentas existentes na Internet, a questão da motivação para realizar as tarefas a partir da oferta de exercícios que estejam relacionados ao cotidiano dos estudantes.

Journal on Computational Thinking (JCThink)

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2017
Ano de encerramento: 2019

Access journal