OS CAMINHOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA PARAGUAIA: O CASO DA AGRÍCOLA TIERRA NOVA
Data de publicação: 29/12/2020
Mediante o crescimento estratégico das empresas, o gestor é fundamental no processo de tomadas de decisões, principalmente no processo de uma correta internacionalização que vise às melhores estratégias e que garanta a eficácia de sua competitividade. Desta forma, este caso para o ensino aborda o posicionamento de López, um gestor visionário que, à frente da Agrícola Tierra Nova, localizada em Santa Fé, no Paraguai, viu os negócios prosperarem ao ponto de cogitar a possibilidade de abertura de uma subsidiária no Brasil. Para tanto, com o intuito de obter uma visão mais ampla do atual panorama interno e alguns fatores externos, uma empresa de consultoria em planejamento estratégico foi contratada para realizar uma análise SWOT. Mediante as análises, López vive um dilema sobre o futuro da empresa, e qualquer decisão errônea poderia comprometer tudo que foi conquistado. Deveria López acreditar na sua capacidade de gestão e arriscar na expansão da empresa ou manter o panorama atual? Com base na análise SWOT e considerando os ambientes externos, principalmente a respeito dos campos políticos e econômicos do Brasil, deve apostar na abertura da subsidiária no Brasil ou rever as estratégias de expansão? Estes são alguns dos questionamentos que López terá pela frente.