AS CATEGORIAS DA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA E A MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO AMBIENTE DE ENSINO SUPERIOR
Data de publicação: 02/04/2020
O objetivo deste estudo é identificar e analisar categorias de formação empreendedora a partir da percepção/opinião de professores e coordenadores em Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no Brasil, Paraguai e Argentina. No desdobramento da pesquisa, identificou-se a relação dessas categorias com a mobilização de competências empreendedoras. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo de característica teórico-prática, cuja etapa analítica principal é realizada por meio do software Iramuteq (i), ao qual se acrescenta a análise de Classificação Hierárquica Descendente e de Similitude (ii), com a finalidade de avançar na compreensão mais profunda dos textos; e do software MAXQDA (iii), para codificação e formação das redes associadas às competências empreendedoras desenvolvidas. Os resultados evidenciaram quatro categorias principais, as quais, segundo os entrevistados, compõem os processos de Formação Empreendedora: intenção de empreender, processos/técnicas da formação empreendedora, aprendizagem empreendedora e estrutura de ensino empregada nessa formação. Ainda como resultados relevantes foram identificadas pelos formadores dezessete competências a serem desenvolvidas entre os alunos. Finalmente, o artigo relaciona essas dezessete competências às categorias da Formação Empreendedora.