Objetivo: este artigo teve como objetivo propor diretrizes para a gestão do relacionamento com os egressos de um Programa brasileiro de Pós-Graduação em Administração, modalidade stricto sensu.
Design/metodologia/abordagem: pesquisa qualitativa, com base em entrevistas com coordenadores, consulta aos currículos Lattes dos egressos do programa estudado e análise de documentos, relatórios e portais de egressos dos programas melhores avaliados na área.
Resultados: proposição de diretrizes para a gestão do relacionamento com egressos, as quais se basearam nas categorias resultantes da análise qualitativa: a conscientização e a priorização pelo Programa; a sensibilização do discente; o acompanhamento de egressos; a comunicação; a manutenção do vínculo; e o monitoramento dos resultados.
Limitações da pesquisa: limitação do estudo à área de Administração, podendo, no entanto, servir de base para a gestão estratégica dos programas de pós-graduação de forma mais abrangente, com as adaptações necessárias às suas realidades.
Originalidade: o estudo promove a discussão sobre a gestão de egressos na pós-graduação, ampliando a teoria e os conhecimentos acerca da gestão universitária e propondo um direcionador prático para a gestão do relacionamento com ex-alunos dos programas de pós-graduação.
Balbachevsky, E. (2005). A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. In Brock, Colin, & Simon Schwartzman. Os desafios da educação no Brasil (pp. 275-304). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Bernal, A. T., & Mille, D. (2013). Initiating Alumni Engagement Initiatives: Recommendations from MFT Alumni Focus Groups. Nova Iorque: Springer Science Business Media. Recuperado em 10 de junho de 2016, de http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10591-013-9274-2.
Capes – Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (2013). Relatório de avaliação 2010-2012 – Trienal 2013. Recuperado em 9 de junho de 2016, de https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDo2YzNkMjU2ZTdmY2M0ODAx.
Capes – Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (2014). Manual Coleta de Dados. Recuperado em 19 de junho de 2016, de http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/avaliacao-n/ColetaDados-PlataformaSucupira-Manual-Abr14.pdf.
Capes – Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (2015). Módulo Coleta de Dados. Recuperado em 19 de junho de 2016, de http://www.capes.gov.br/avaliacao/plataforma-sucupira/modulo-coleta-de-dados.
Capes – Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (2016a). Documento de área: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Recuperado em 16 de abril de 2018, de https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyf%20GF2YWxpYWNhby1xdWFkcmllbmFsfGd4OjdjMGQwOTQzN2FmMzJhZA.
Capes – Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (2016b). Consultar dados cadastrais do Programa. Recuperado em 22 de setembro de 2016, de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/listaPrograma.jsf.
Capes – Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (2017). Relatório da Avaliação Quadrienal 2017: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Recuperado em 16 de abril de 2018, de https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfGF2YWxpYWNhby1xdWFkcmllbmFsfGd4OjMxYWU0ZmRhNTk0OTE0MjM.
Coelho, M. do S. da C., & Oliveira, N. C. M. de. (2012). Os egressos no processo de avaliação. Revista e-curriculum, 8(2). Recuperado em 26 de julho de 2016, de http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/10855.
Coelho, M. C. de R., Carraro, G., & da Silva, J. P. (2021). Validação de instrumento de acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu na área do Serviço Social. Textos & Contextos (Porto Alegre), 20(1), e39192. Recuperado em 21 de abril de 2022, de https://doi.org/10.15448/1677-9509.2021.1.39192.
Jacobsen, A. de L. (2009). Metodologia do trabalho científico. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração, UFSC.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. 1996. Recuperado em 21 de julho de 2015, de http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.
Lousada, A. C. Z., & Martins, G. de A. (2005). Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, 16(37), 73–84. Recuperado em 17 de junho de 2015, de https://doi.org/10.1590/S1519-70772005000100006.
Maccari, E. A., Rodrigues, L. C., Alessio, E. M., & Quoniam, L. M. (2008). Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração. RBPG, 5(9), 171-205.
Marcovitch, J. (1998). A universidade impossível. (2. ed.). São Paulo: Futura.
MEC – Ministério da Educação (2016). Perguntas Frequentes. Recuperado em 11 de setembro de 2016, de http://emec.mec.gov.br/emec/faq.
Oliveira, S. R. de. (2021). Estudos sobre acompanhamento de egressos em Instituições de Ensino Superior. Revista De Casos E Consultoria, 12(1), e26052. Recuperado em 21 de abril de 2022, de https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26052.
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. de. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico (2. ed). Novo Hamburgo: Feevale.
Queiroz, T. P. (2014). O bom filho a casa sempre torna: análise do relacionamento entre a Universidade Federal de Minas Gerais e seus egressos por meio da informação. Recuperado em 17 de junho de 2015, de https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-9PRKWC.
Silva, E. L. da, & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. (4. ed.). Recuperado em 15 de fevereiro de 2015, de http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes_4ed.pdf.
Silva, E. C. da, Mineiro, A. A. da C., & Favaretto, F. (2022). Sistemas de monitoramento de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior: uma revisão integrativa. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 11(4), e0111426281. Recuperado em 21 de abril de 2022, de https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.26281.
Simon, L., & Pacheco, A. (2017). Ações de acompanhamento de egressos: um estudo das universidades públicas do sul do Brasil. Revista Brasileira de Ensino Superior, 3(2), 94-113. Recuperado em 21 de abril de 2022, de doi:https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.2023
Teixeira, G. C. dos S., & Maccari, E. A. (2014a). Proposition of an alumni portal based on benchmarking and innovative process. Journal of Information Systems and Technology Management, 11(3). Recuperado em 17 de julho de 2015, de https://doi.org/10.4301/S1807-17752014000300005.
Teixeira, G. C. dos S., & Maccari, E. A. (2014b). Proposição de um plano de ações estratégicas para associações de alunos egressos baseado em benchmarking. Recuperado em 16 de julho de 2015, de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/131917.
Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso.
Copyright (c) 2022 Revista Alcance
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área.