• Resumo

    COMPETÊNCIAS DA LIDERANÇA SITUACIONAL VIVENCIADAS PELO LÍDER E LIDERADO: NOVOS DESAFIOS PARA MAX E RAFAEL

    Data de publicação: 18/11/2022

    Objetivo educacional: O presente caso de ensino tem por objetivo proporcionar um diagnóstico para os diferentes Níveis de Desenvolvimento da Liderança Situacional.

    Tema principal: Liderança Situacional.

    Dilema: Para tanto, apresenta o dilema do Max (líder), Diretor Administrativo no processo decisório relacionado ao Rafael (liderado) que estava na posição de Trainee como Gerente Comercial em uma das Empresas do Grupo Master, do qual ambos fazem parte.

    Contextualização: Rafael precisava ser preparado para assumir esse novo cargo e junto com ele vários novos desafios.

    Público: O caso foi elaborado para ser utilizado por alunos de graduação e de pós-graduação em disciplinas relacionadas à Gestão de Pessoas e Liderança, de forma presencial ou remota, tendo sido aplicado, remotamente, em uma turma de pós-graduação do curso de Engenharia de Produção e Qualidade, na disciplina de Desenvolvimento Gerencial. Espera-se, através de sua condução em sala de aula, tanto de forma presencial quanto remota, propiciar aos alunos a oportunidade de trabalhar com as fases de diagnóstico do Nível de Desenvolvimento para Liderança Situacional, assim como propor estratégias para o perfil profissional adequado para a situação apresentada.

    Originalidade: Trata-se da adaptação de uma situação real, ocorrida em um grupo empresarial situado no norte de Santa Catarina na qual o consultor que prestou serviços é um dos autores do presente caso.

  • Referências

    Blanchard, K. H., Zigarmi, D., & Nelson, R. B. (1993). Situational Leadership® after 25 years: A retrospective. Journal of Leadership Studies, 1(1), 21-36.

    Duarte, G. A., Papa, A. C. (2011). A utilização da liderança situacional como diferencial estratégico para as organizações contemporâneas. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 4(3), 364-377.

    Gonçalves, H. S., & Mota, C. M. de M. (2011). Liderança situacional em gestão de projetos: uma revisão da literatura. Production, 21(3), 404-416.

    Hakim, A. L., Faizah, E. N., & Mas' Adah, N. (2021). Analysis Of Leadership Style By Using The Model Of Hersey And Blanchard. Journal of Leadership in Organizations, 3(2).

    Hersey, P., Blanchard, K. H., & Natemeyer, W. E. (1979). Situational leadership, perception, and the impact of power. Group & organization studies, 4(4), 418-428.

    Soares, M. da S. (2021). O Papel Da Liderança Situacional E Sua Influência Na Gestão De Dilemas, Estratégias E Possibilidades Nas Organizações. Revista Científica Multidisciplinar O Saber, 1(8).

    Yukl, G. (2013). Leadership in organizations (8ª ed.). Upper Saddle River.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal