O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM FLORIANÓPOLIS: UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA
Data de publicação: 28/10/2009
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou identificar
e caracterizar a relação do consumidor de produtos orgânicos de supermercado com o selo
ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa e que
teve como meios de investigação a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O
instrumento de coleta das informações foi um questionário composto por amostras nãoprobabilísticas
do tipo intencionais. Demonstrou-se que tanto a qualidade de vida das pessoas,
como a preservação do meio ambiente, dependem também de práticas individuais na busca
por produtos alternativos que não impactem tanto o planeta. Através da aplicação deste
questionário foi constatada a falta de conhecimento dos consumidores em relação ao selo
ambiental, bem como que a rotulagem ambiental especifica a norma, tende a trazer ótimos
retornos para o produtor, distribuidor e principalmente para os consumidores.