Objetivo: Pequenos empreendedores têm dificuldade de acesso ao crédito, mas podem ser atendidos com linhas de microcrédito através de canais digitais, como o mobile banking (mb). O presente estudo teve como objetivo medir o impacto de fatores antecedentes (expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social, condições facilitadoras, motivação hedônica, relevância do preço e hábito) na intenção e no comportamento de uso do mb pelo público do microcrédito urbano, e identificar se a relação entre intenção e uso é moderada por fatores como idade, gênero e experiência.
Design / metodologia / abordagem: Uma survey foi aplicada e contou com 470 respondentes, pequenos empreendedores com renda até R$200 mil. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de modelagem de equações estruturais para o teste de hipótese e AFC para avaliar a validade convergente e precisão do modelo de mensuração.
Resultados: Os resultados encontrados foram que o hábito, as condições facilitadoras e a influência social influenciam positivamente a intenção de uso do mb. Além disso, a intenção de uso é um forte preditor do comportamento de uso do mb e essa relação pode ser moderada pela experiência do usuário, ou seja, quanto mais experiências o pequeno empreendedor tiver, mais propenso ele será a incorporar o comportamento de uso do mb.
Originalidade / valor: entender os fatores que influenciam a intenção e o comportamento de uso do mb pelo público do microcrédito urbano é essencial para atuar na resolução de entraves e geração de estímulos por parte das instituições financeiras e de fomento ao desenvolvimento.
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