• Resumo

    M-BANKING E O PÚBLICO DO MICROCRÉDITO: : um estudo com base na Teoria UTAUT 2

    Data de publicação: 21/02/2024

    Objetivo: Pequenos empreendedores têm dificuldade de acesso ao crédito, mas podem ser atendidos com linhas de microcrédito através de canais digitais, como o mobile banking (mb). O presente estudo teve como objetivo medir o impacto de fatores antecedentes (expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social, condições facilitadoras, motivação hedônica, relevância do preço e hábito) na intenção e no comportamento de uso do mb pelo público do microcrédito urbano, e identificar se a relação entre intenção e uso é moderada por fatores como idade, gênero e experiência.
    Design / metodologia / abordagem: Uma survey foi aplicada e contou com 470 respondentes, pequenos empreendedores com renda até R$200 mil. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de modelagem de equações estruturais para o teste de hipótese e AFC para avaliar a validade convergente e precisão do modelo de mensuração.
    Resultados: Os resultados encontrados foram que o hábito, as condições facilitadoras e a influência social influenciam positivamente a intenção de uso do mb. Além disso, a intenção de uso é um forte preditor do comportamento de uso do mb e essa relação pode ser moderada pela experiência do usuário, ou seja, quanto mais experiências o pequeno empreendedor tiver, mais propenso ele será a incorporar o comportamento de uso do mb.
    Originalidade / valor: entender os fatores que influenciam a intenção e o comportamento de uso do mb pelo público do microcrédito urbano é essencial para atuar na resolução de entraves e geração de estímulos por parte das instituições financeiras e de fomento ao desenvolvimento.

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Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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