EMPREENDEDORISMO NA MÍDIA:
UMA ANÁLISE DAS MATÉRIAS PUBLICADAS EM UM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO NACIONAL
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Mídia, Covid-19, Modelagem de Tópico EstruturalResumo
Objetivo: analisar como o empreendedorismo é retratado pela mídia de massa no Brasil, a partir de um dos principais veículos nacionais de comunicação, o jornal Folha de São Paulo.
Design/metodologia/abordagem: análise de 1.288 matérias jornalísticas, publicadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021, com o apoio da Modelagem de Tópico Estrutural (STM) e da linguagem R. Descreveu-se o volume de publicações e os principais tópicos sobre empreendedorismo. Analisou-se comparativamente os conteúdos divulgados no ano que antecedeu a pandemia de covid-19 e aqueles veiculados durante a crise sanitária, com as tendências relatadas por pesquisas anteriores.
Resultados: crescimento do número de publicações no período pandêmico. A imagem positiva do empreendedorismo foi mantida pela mídia, sendo desconsideradas as narrativas de trajetórias e momentos de fracasso dos empreendedores. Temáticas relacionadas à inclusão de minorias se revelaram novidade, além do destaque para o empreendedorismo social.
Limitações da pesquisa: consulta a um único portal jornalístico e análise de uma pequena amostra na etapa de detalhamento das matérias.
Originalidade/valor: a pesquisa revela particularidades do retrato do empreendedorismo, incluindo-se aquelas do período pandêmico, temática científica pouco desenvolvida nacionalmente. A utilização da STM destaca o artigo da maioria dos estudos sobre o tema, que adotou a análise do discurso. Ademais, o foco dos estudos anteriores esteve, principalmente, nas matérias publicadas em revistas de negócios. Considerando as contribuições sociais, os resultados levantam uma reflexão crítica sobre como a mídia de massa retrata o empreendedorismo no Brasil, o que permite debater a necessidade de se ampliar narrativas mais realistas e menos romantizadas sobre o fenômeno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Alcance, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão a Revista Alcance, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.