Objetivo: analisar como o empreendedorismo é retratado pela mídia de massa no Brasil, a partir de um dos principais veículos nacionais de comunicação, o jornal Folha de São Paulo.
Design/metodologia/abordagem: análise de 1.288 matérias jornalísticas, publicadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021, com o apoio da Modelagem de Tópico Estrutural (STM) e da linguagem R. Descreveu-se o volume de publicações e os principais tópicos sobre empreendedorismo. Analisou-se comparativamente os conteúdos divulgados no ano que antecedeu a pandemia de covid-19 e aqueles veiculados durante a crise sanitária, com as tendências relatadas por pesquisas anteriores.
Resultados: crescimento do número de publicações no período pandêmico. A imagem positiva do empreendedorismo foi mantida pela mídia, sendo desconsideradas as narrativas de trajetórias e momentos de fracasso dos empreendedores. Temáticas relacionadas à inclusão de minorias se revelaram novidade, além do destaque para o empreendedorismo social.
Limitações da pesquisa: consulta a um único portal jornalístico e análise de uma pequena amostra na etapa de detalhamento das matérias.
Originalidade/valor: a pesquisa revela particularidades do retrato do empreendedorismo, incluindo-se aquelas do período pandêmico, temática científica pouco desenvolvida nacionalmente. A utilização da STM destaca o artigo da maioria dos estudos sobre o tema, que adotou a análise do discurso. Ademais, o foco dos estudos anteriores esteve, principalmente, nas matérias publicadas em revistas de negócios. Considerando as contribuições sociais, os resultados levantam uma reflexão crítica sobre como a mídia de massa retrata o empreendedorismo no Brasil, o que permite debater a necessidade de se ampliar narrativas mais realistas e menos romantizadas sobre o fenômeno.
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