• Resumo

    O MITO DA FÊNIX! QUAL CAMINHO SEGUIR, PARA NÃO DEIXAR A EMPRESA JÚNIOR VIRAR CINZAS?

    Data de publicação: 21/02/2024

    Dilema: Este caso para ensino aborda o dilema de uma empresa júnior sobre como evitar a evasão de membros, em que dois caminhos são considerados pelos atuais membros da empresa: (i) treinar a equipe atual da empresa júnior ou (ii) contratar novos membros para a empresa júnior.

    Objetivo educacional: Proporcionar aos estudantes uma discussão em torno do dilema de gerenciamento de pessoas nas organizações, bem como o desenvolvimento das competências organizacionais.

    Contextualização: O dilema ocorre em uma empresa júnior no interior da Paraíba, em que os membros discutem sobre estratégias para manter ativas as atividades da empresa.

    Tema principal: Rotatividade de funcionários.

    Público: A aplicação do caso é destinada aos estudantes da graduação, com ênfase nas disciplinas de gestão de pessoas, processo de tomada de decisão e empreendedorismo.

    Originalidade: O caso tem potencial para debate em sala de aula por abordar uma narrativa real e comum à dinâmica dos estudantes em seu processo formativo.

     

  • Referências

    Alberton, A., & Silva, A. B. D. (2018). Como escrever um bom caso para ensino? Reflexões sobre o método. Revista de Administração Contemporânea, 22, 745-761.

    Al-Samarraie, H., & Hurmuzan, S. (2018). Uma revisão das técnicas de brainstorming no ensino superior. Habilidades de pensamento e criatividade, 27, 78-91.

    Da Silva Barbosa, C., Gueiros, M. M. B., & da Conceição Silva, N. A Formação de Liderança Universitária através de Empresas Juniores: uma investigação em uma Universidade Pública de Ensino Superior. In anais IX Conferência Forges, p. 738-757, Brasil.

    Da Silva Teixeira, D., & de Farias, J. A. (2021). Floresta Júnior: Projeto de apoio à formação e a capacitação acadêmica. Revista ELO–Diálogos em Extensão, 10, 1-7.

    Ésther, A. B., & David, I. P. (2019). Identidade e formação do administrador: o papel da empresa júnior. Principia: Caminhos da Iniciação Científica, 19(1), 10-10.

    Picchiai, D. (2008). Empresa Júnior: um exemplo de pequena empresa. Revista Administração em Diálogo, 10(2), 35-52.

    Rosa, R. B., & de Souza Munhoz, G. (2015). O processo de socialização organizacional: Levantamento e análise em uma empresa júnior da área de ciências sociais aplicadas. Caderno de Administração, 23(2), 14-26.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal