• Resumo

    SE ESSA RUA FOSSE MINHA, EU MANDAVA ABRIR OU FECHAR?

    Data de publicação: 11/12/2024

    Dilema do caso: O dilema é vivido por Diana, gestora pública, que, a partir das aprovações e reprovações dos munícipes, precisa decidir sobre o fechamento de uma via pública, com o objetivo de transformá-la em um atrativo turístico estratégico para cidade.

    Objetivo Educacional: O objetivo deste caso é analisar o processo de intervenção turística e criação de políticas públicas de turismo ao discutir ações de melhoria para regiões com potencial turístico e utilizar conceitos como Plano Diretor e Formulação de Políticas Públicas.

    Contexto do Caso: O caso trata da gestão turística do município de Canta Pedra, localizado no Nordeste do Brasil, em que se busca adaptar determinados pontos da cidade tornando-os atrativos turísticos. O local em questão é a “Rua do Sol”, uma das principais vias locais que se configura como um ambiente de lazer e entretenimento, tanto para turistas como para a população.

    Tema principal: Políticas Públicas do Turismo.

    Público: Sugerimos que o caso seja aplicado em cursos de graduação em Turismo; Arquitetura e Administração Pública nas disciplinas Planejamento Turístico; Políticas Públicas; e/ou Gestão Pública.

    Coleta de dados: Os dados foram coletados em mídias sociais do município, e por meio de entrevistas a partir de roteiro semiestruturado com secretários, empresários e turistas.

    Originalidade: Considerando que o turismo é uma atividade apontada como geradora de emprego e renda dos municípios, é significativo exercitar nos futuros gestores públicos o processo de tomada de decisão na gestão pública municipal que exige a compreensão de vários demandantes, documentos como Plano diretor, Estatuto das Cidades, e também reflexões sobre os impactos do desenvolvimento turístico local.

  • Referências

    Brasil. (2001). Estatuto da Cidade. Lei nº. 10.257/10 de outubro de 2001. Estabelece diretrizes gerais da política urbana. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações.

    Brasil. (2022). Cartilha de Plano Diretor Orientado ao Turismo / Ministério do Turismo, Universidade de Brasília – 1ª edição, Curitiba: CRV, 94 p.

    Bronstein, M. M., Fontes, J. R., & Pimenta, G. A. (2017). Organização dos Conselhos Municipais: governança e participação da sociedade civil. Interações (Campo Grande), 18, 89-102.

    Camargo, L. O. L. (2008). A pesquisa em hospitalidade. Revista Hospitalidade, 5(2), 15-51.

    Fratucci, A. C. (2009). Refletindo sobre a gestão dos espaços turísticos: perspectivas para as redes regionais de turismo. Revista Turismo em Análise, 20(3), 391-408.

    Fratucci, A. C., & Moraes, C. C. A. (2020). Inventário da oferta turística: Reflexões teóricas para o planejamento e ordenamento do espaço turístico. Caderno Virtual de Turismo, 20(1).

    Giraldi, R., & Leite, E. (2010). Reflexões sobre planejamento urbano, lazer e turismo como instrumentos para a qualidade de vida. Anais do VI Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. Universidade de Caxias do Sul.

    Hall, C. M. (2001). Planejamento turístico: políticas, processos e relacionamentos. São Paulo: Contexto.

    Junqueira, R. R., & Rejowski, M (2010). Produção cientifica sobre hospitalidade urbana no Brasil: Anais de Eventos científicos de 2004 a 2009. VII Seminário de Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo. UAM, São Paulo, 2010.

    Maciel, R., & Camera, S. (2019). A efetivação das funções sociais da cidade por intermédio da cidadania para a gestão democrática nas cidades. Revista de Direito da Cidade, 11(3), 376-412.

    Ruiz, T. C. D., & Gândara, J. M. G. (2013). A relação entre o planejamento urbano e a competitividade dos destinos turísticos. Revista brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(2), 260-280.

    Severini, V. F. (2013). Hospitalidade urbana: ampliando o conceito. RITUR-Revista Ibero-americana de Turismo, 3(2), 84-99.

    Severini, V. F., & Netto, A. P. (2020). Hospitalidade urbana e planejamento turístico: os cinco estados mais hospitaleiros do Brasil em foco. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(4), 1-27.

    Silva, A. B., & Bandeira-De-Mello, R. (2021). Aprendendo em Ação: utilização de Casos na Inovação no Ensino e Aprendizagem. João Pessoa: Editora UFPB.

    Valls, J. F. (2006). Gestão integral de destinos turísticos sustentáveis. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal