• Resumo

    O PAPEL GERENCIAL NA PÓS-GRADUAÇÃO: PERSPECTIVAS DE COORDENADORES

    Data de publicação: 25/06/2025

    Objetivo: Investigar o significado da atuação gerencial na perspectiva do professor-gestor da pós-graduação de uma Instituição Federal de Ensino Superior.

    Metodologia: Abordagem qualitativa, utilizando o método da história oral. Foram realizadas entrevistas narrativas com quinze coordenadores da pós-graduação.

    Resultados: As narrativas revelaram que os coordenadores desempenham um papel central no gerenciamento de relações internas e externas, enfrentando desafios relacionados ao excesso de burocracia, limitação de recursos financeiros, bem como às questões de status e egos que influenciam diretamente suas práticas de gestão no contexto da pós-graduação.

    Implicações práticas: Os resultados apontaram a necessidade de apoio institucional aos professores-gestores, por meio de iniciativas promovidas pelas próprias instituições de ensino e por órgãos superiores.

    Implicações sociais: A pesquisa sugeriu que o suporte aos professores-gestores pode melhorar a gestão universitária e, consequentemente, a formação de alunos, refletindo positivamente na sociedade como um todo.

    Implicações teóricas: Este estudo contribuiu para a literatura ao abordar sobre gestão universitária destacando a complexidade e os desafios enfrentados pelos professores-gestores. Ainda, abriu espaço para futuras pesquisas sobre o exercício gerencial em outros contextos acadêmicos.

    Originalidade/valor: Esta pesquisa apresentou um diferencial ao explorar a atuação gerencial na pós-graduação, um contexto ainda pouco estudado. Ela ressaltou a importância de iniciativas de apoio aos professores-gestores, que são fundamentais para aprimorar a qualidade da gestão universitária e, consequentemente, dos programas de pós-graduação.

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