• Resumo

    O SISTEMA DE ATIVIDADES DA GOL TRANSPORTES AÉREOS É SEMELHANTE AO DAS EMPRESAS LOW COST LOW FARE DO HEMISFÉRIO NORTE? UM ESTUDO DE CASO

    Data de publicação: 04/09/2008
    A indústria de aviação civil tem oferecido alguns dos melhores exemplos de empresas que seguem o modelo de liderança de custo, como proposto por Michael Porter (1986). Em particular, a Southwest Airlines, empresa de transporte aéreo americana que começou a operar em 1971, é apontada como sendo uma organização que criou e implementou um sistema de atividades extremamente eficaz, de acordo com as diretrizes do modelo. Mais recentemente, a Gol Transportes Aéreos tem sido freqüentemente citada como tendo adaptado este modelo com sucesso às condições brasileiras. Este artigo, através de um estudo de caso, verifica em que medida o sistema de atividades da Gol é semelhante aos das empresas de aviação de baixo custo de uma forma geral e ao da Southwest em particular e conclui que ele difere em pontos importantes. O estudo busca contribuir para o desenvolvimento do modelo baixo custo e para a discussão sobre a utilização, no Brasil, de modelos gerados em outras circunstâncias e contextos.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal