• Abstract

    A RESPONSABILIDADE SOCIAL E O MARKETING: REFLEXOS NA ATITUDE E NA LEALDADE DO CONSUMIDOR DE SUPERMERCADOS EM SÃO PAULO-SP

    Published date: 18/05/2012
    Os consumidores têm apresentado níveis crescentes de sensibilidade às questões socioambientais praticadas pelas empresas. Buscando contribuir para esse campo de estudos, o objetivo desta pesquisa foi analisar as reações dos consumidores ao marketing, baseado na Responsabilidade Social Empresarial (RSE), avaliando o grau de lealdade e a atitude do consumidor a essas iniciativas. Um survey foi principalmente aplicado a uma base de 8 mil endereços de assinantes de revistas da Editora Abril, sendo todos os assinantes consumidores de supermercados em São Paulo. Os resultados apontaram que a composição de ações de RSE agrupadas nos fatores ética e consciência são os mais importantes e parecem ter causado forte efeito na amostra. Esses pressupostos podem indicar aos empresários que ações estratégicas voltadas a esses fatores possibilitem melhores resultados junto aos seus públicos.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

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