• Resumo

    A RESPONSABILIDADE SOCIAL E O MARKETING: REFLEXOS NA ATITUDE E NA LEALDADE DO CONSUMIDOR DE SUPERMERCADOS EM SÃO PAULO-SP

    Data de publicação: 18/05/2012
    Os consumidores têm apresentado níveis crescentes de sensibilidade às questões socioambientais praticadas pelas empresas. Buscando contribuir para esse campo de estudos, o objetivo desta pesquisa foi analisar as reações dos consumidores ao marketing, baseado na Responsabilidade Social Empresarial (RSE), avaliando o grau de lealdade e a atitude do consumidor a essas iniciativas. Um survey foi principalmente aplicado a uma base de 8 mil endereços de assinantes de revistas da Editora Abril, sendo todos os assinantes consumidores de supermercados em São Paulo. Os resultados apontaram que a composição de ações de RSE agrupadas nos fatores ética e consciência são os mais importantes e parecem ter causado forte efeito na amostra. Esses pressupostos podem indicar aos empresários que ações estratégicas voltadas a esses fatores possibilitem melhores resultados junto aos seus públicos.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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