• Resumo

    GESTÃO ARQUIVÍSTICA E BEM-ESTAR NO JUDICIÁRIO: UM PRODUTO TÉCNICO-TECNOLÓGICO À LUZ DO MODELO DE DEMANDAS E RECURSOS

    Data de publicação: 16/12/2025

    Objetivo: Elaborar um Manual de Gestão e Procedimentos para Arquivos Judiciais, concebido como Produto Técnico-Tecnológico (PTT) para padronizar, qualificar e modernizar a gestão documental nas divisões de arquivo dos fóruns das capitais brasileiras, alinhado às normas do Conselho Nacional de Justiça, (CNJ), Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    Contexto: Os arquivos judiciais concentram grande volume de processos físicos e documentos administrativos, enfrentando desafios na organização e na adaptação contínua às normativas do CNJ. A necessidade de eficiência administrativa, preservação documental, transparência e bem-estar dos servidores evidenciam a importância de soluções inovadoras para a gestão desses acervos.

    Diagnóstico: Identificou-se falta de padronização e práticas contemporâneas nas divisões de arquivo, gerando ineficiência, sobrecarga aos profissionais e riscos à preservação documental e à transparência institucional.

    Implicações práticas: O manual contribui para a eficiência administrativa, melhora o atendimento ao público, promove o bem-estar dos servidores e fortalece a transparência e a confiança no Poder Judiciário.

    Implicações sociais: Ao melhorar a organização e a acessibilidade dos documentos, o PTT reforça a garantia de direitos, a segurança jurídica e a transparência, impactando positivamente a relação entre a sociedade e o Judiciário.

    Implicações teóricas: Sob a perspectiva da teoria de demandas e recursos para o trabalho, o PTT demonstra como intervenções organizacionais podem mitigar impactos negativos das exigências excessivas sobre os servidores, contribuindo para estudos sobre gestão documental como estratégia de bem-estar ocupacional.

    Originalidade / valor: O produto inova ao integrar boas práticas arquivísticas às diretrizes legais e institucionais, abordando não só a eficiência documental, mas também o bem-estar dos servidores e a confiança social, consolidando os arquivos judiciais como instrumentos estratégicos para a transparência e a segurança jurídica.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

 

AS SUBMISSÕES ESTÃO SUSPENSAS ATÉ 02/02/2026.

Access journal