• Resumo

    INTERNACIONALIZAÇÃO OU INTERNALIZAÇÃO?

    Data de publicação: 17/11/2017
    O processo de internacionalização por meio de importação e exportação é complexo à medida que depende de diferentes leis em cada país, diferentes culturas, fatores econômicos como crises e variação cambial e tributária. Desde 2007, que já perpassa 10 anos, a estratégia de internacionalização por meio da importação de produtos funcionou muito bem para a empresa de Fernando. Já a exportação sempre esteve em segundo plano, ocorrendo apenas por meio de oportunidades oriundas dos próprios clientes, sem investimento em desenvolvimento pela empresa. Porém, a partir de 2014 esse cenário mudou e pode colocar à prova a estratégia adotada. Fernando vivenciou um dilema e precisou adotar estratégias que compreendiam a continuidade da internacionalização da sua empresa, por meio de investimento em importação ou exportação, ou internalização dos processos produtivos. O objetivo deste caso de ensino é estimular a discussão sobre temas ligados à internacionalização, como importação e exportação, processo de internacionalização, teorias econômicas de internacionalização, gestão estratégica e estratégias empresariais. A utilização desse caso é indicada para disciplinas de Internacionalização e Gestão Estratégica para cursos de graduação e pós-graduação com ênfase em internacionalização.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal