A EVOLUÇÃO CONCEITUAL DA EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO COMO UM CAMPO CIENTÍFICO
Data de publicação: 24/02/2017
O objetivo principal deste trabalho é fornecer a evolução longitudinal da dimensão conceitual da educação para o empreendedorismo como um campo científico, bem como sua caracterização em forma de estágios entre os anos de 1990 e 2013. O estudo apoiou-se na análise de copalavras para descrever as interações temáticas invisíveis, que existem entre diferentes estágios temporais do processo evolutivo da educação para o empreendedorismo. Foi utilizada uma amostra constituída de 274 artigos ISI publicados nos principais jornais eletrônicos, internacionalmente reconhecidos pela comunidade científica, indexados à plataforma Web Of Science para uma análise bibliométrica. Os resultados revelam um campo eclético, multifacetado e interdisciplinar, passando pelos estágios: embrionário, de crescimento, de crescimento rumo à maturidade e de maturidade científica. Sugerem, ainda, ligações importantes entre a educação para o empreendedorismo, as intenções empreendedoras, a autoeficácia empreendedora, o desenvolvimento de competências empreendedoras e o contexto cultural.