• Resumo

    O MODELO BEHAVIORISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: ENTRE A DEPENDÊNCIA E A INDEPENDÊNCIA

    Data de publicação: 16/04/2018
    Este ensaio levanta um olhar sobre os referentes “história” e “behaviorismo”. Política Pública em regra é tratada como dinâmica de formulação de agendas e operacionalização associada a problemas sociais, jurídicos, de recursos públicos ou expertise gerada por think thanks e daí por diante. Não obstante, a gênese que antecede estes modelos analíticos, e que os justifica como uma ideia de ciência, pouco ou nunca é exaurida. Contudo, são produtos de saberes científicos consumidos por governo e sociedade como sendo dados sempiternos. Mas são construções sociais que emergem geopoliticamente e em condições e situações específicas. Por este motivo um recuo ao movimento behaviorista norte-americano, que proveu e produziu as técnicas, e o ambiente para a emergência das políticas públicas. Perceber como este saber torna-se hegemônico e homogêneo como ciência é basilar para estabelecer um olhar sobre o modelo atual de políticas públicas. Para tanto o ensaio utilizará a metodologia historiográfica da escola dos Annales para historicizar e problematizar a formação das políticas públicas. O objetivo final será tecer até que ponto as políticas públicas como ciência conseguiu independência deste espaço cujas ideias se gestaram. Identificar rupturas e continuidades. Perceber consequências da retórica e teórica behaviorista advindas dessa mescla. É esse debate que o ensaio levanta. No entanto, considera-se ao final que sonegar o tema pode ser uma potência de dependência por desvelar submissões impertinentes que exigem a ilusão da manutenção de hegemonias e homogenias em uma ideia de ciência.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal