O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Acesso Registrar

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto está de acordo com a normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com as normas do Novo Acordo Ortográfico.
  • O texto está digitado em word, tamanho de página A4, espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens 2,5cm.
  • O texto contêm título em português, inglês e espanhol, resumo, abstract e resumen (100 a 200 palavras), palavras-chave, keywords e palabras clave (até cinco), corpo e referências.
  • O texto não apresenta nomes de autores e coautores em nenhuma parte, garantindo, assim, o anonimato no processo de avaliação.
  • O(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação acadêmica e instituição pela qual se titulou, vinculação a movimentos sociais ou grupos, instituição em que desenvolve sua atividade principal, endereço, telefones, e-mail e outros dados constam nos metadados.
  • As imagens estão dentro do texto e apresentam identificação na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem na ocorrência do texto.
  • As imagens indicam, na parte inferior, a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão.
  • Em caso de pesquisas realizadas com seres humanos, deverá ser mencionada a autorização para divulgação dos envolvidos.
  • A ordem de apresentação dos nomes dos autores, limitados a quatro pessoas, obedece ao grau de envolvimento de cada um com a produção textual.
  • Ciência de que a revista não cobra taxas de submissão e processamento de artigos.
  • A revista utiliza ferramentas destinadas a detecção de plágio em qualquer de suas formas
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Ao submeter esta colaboração, quer seja artigos, resenhas, relatórios de pesquisa, entrevistas, depoimentos e comunicações, estou(amos) automaticamente cedendo o direito sobre o mesmo por período indeterminado, bem como os direitos de expor, publicar, reproduzir, armazenar e/ou de qualquer outra forma delas se utilizarem, o que faço(emos) de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, desde já e de pleno direito, em caráter gratuito e sem qualquer remuneração, ônus ou encargo, em favor da RBTS
  • Os metadados de todos os autores foram preenchidos corretamente com todas as informações, inclusive com o lattes e o orcid de cada um.

Diretrizes para Autores

Normas para publicação:

NORMAS PARA ENVIAR O ARQUIVO EM WORD (para os autores):

1 – Tabelas, imagens e gráficos devem vir inseridos no texto.

2 - Identificação completa dos autores nos metadados da revista. Nenhuma informação de autoria pode vir dentro do texto.

3 – Título em negrito em caixa alta e baixa (Maiúsculas e minúsculas)

O Resumo deve conter no máximo 200 palavras nos seguintes idiomas: Português, Inglês e Espanhol. Acompanhado de 3 a 5 palavras-chave; Abstract + Keywords; Resumen + Palabras clave.

Corpo do texto - Os textos para a REVISTA BRASILEIRA DE TECNOLOGIAS SOCIAIS devem ser escritos em página A4, margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhamento de 1,5, conforme abaixo especificado:

  1. a) ARTIGO CIENTÍFICO– até 40 mil caracteres, incluindo as referências bibliográficas. Os títulos não devem ser numerados e deverão estar em corpo 14, negrito em maiúsculas e minúsculas. Imagens, gráficos ou tabelas, bem como demais ilustrações, devem estar no corpo do texto e ser enviadas em anexo, e em separados, preferencialmente em alta resolução.
  2. b) COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (paper) é um pequeno texto sobre tema pré-determinado. Sua elaboração consiste na discussão, pelo autor, de resultados de estudos ou pesquisas científicas, artigos especializados ou de informação geral, dentre outros tipos de publicações, fatos ou situações relacionadas a assuntos pertinentes a uma área de estudo. Na elaboração de um paper, o autor desenvolve análises e argumentações, com objetividade e clareza, podendo considerar, também, opiniões de especialistas. O texto deve ter entre 20 e 30 mil caracteres.
  3. c) RESENHAS/ Relato de Caso - até 7 mil caracteres incluindo a referência bibliográfica, escrito em página A4, margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5.
  4. d) ENTREVISTAS– Cada edição poderá apresentar até uma Entrevista com personalidades de destaque do meio acadêmico ou da sociedade em geral, que tenham ligação com as áreas de pesquisa dos Mestrados representados por esta publicação. O texto deverá ter no máximo 20 mil caracteres.
  5. As citações devem obedecer a atualização ABNT 10520, de 2023, na qual as citações vem da seguinte forma: (Autor, ano, página). Exemplo: (Sartori, 2020) ou (Sartori, 2020, p. 122).

Esta Revista utiliza sistemas de identificação de plágios e segue a conduta dos padrões éticos da Comunidade científica nacional e internacional. 

O material enviado pelos autores deve seguir as normas vigentes da ABNT. 

O texto submetido deve estar de acordo com a normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e obedecer à seguinte configuração: estar digitado em word, tamanho de página A4, espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens 2,5cm. O texto deve conter título em português e inglês, resumo e abstract (100 a 200 palavras), palavras-chave (de acordo com o DECS) e keywords (até cinco), corpo e referências.

O nome dos autores e coautores não deverão aparecer no corpo do texto, para garantir o anonimato no processo de avaliação.

Em arquivo suplementar, informar nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação acadêmica e instituição pela qual se titulou, vinculação a movimentos sociais ou grupos, instituição em que desenvolve sua atividade principal, endereço, telefones, e-mail e outros dados que julgar importantes.

As citações deverão ser feitas no corpo do texto. Exemplo: (Autor, ano, página). Citações com mais de três linhas deverão vir em espaço simples, tamanho 11 e recuo de 4cm. Todos os autores citados deverão constar nas referências ao final do texto. A indicação de bibliografia, ao final do artigo, em “Referências”, deve seguir o seguinte padrão:

  1. no caso de livro: SOBRENOME, Nome. Título em Negrito. Local de publicação: Editora, Data, página(s) citada(s).
  2. no caso de coletânea: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. (Org.). Título em Negrito. Edição. Local de Publicação: Editora, data, página(s) citada(s).
  3. no caso de artigo: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em Negrito. Local de Publicação, Volume, Número do periódico, mês (abreviado) e ano de publicação, página(s) citada(s).
  4. no caso de dissertação/tese acadêmica: SOBRENOME, Nome. Título da dissertação/tese em Negrito. Ano da defesa. Número de folhas. Dissertação (Mestrado) ou Tese (Doutorado), Instituição em que foi defendida (Faculdade e Universidade), local, ano.

A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere e sua identificação deverá constar na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem na ocorrência do texto.

Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão (se houver).

Tabelas: até três (não separar seus dados com linhas verticais e horizontais).

Ilustrações: até três, escaneadas com extensão bmp, jpg ou tif (as ilustrações já publicadas devem ser acompanhadas de autorização do autor).

Fotos: até três, em preto e branco, bem contrastadas (os direitos autorais das fotos são de inteira responsabilidade do autor do trabalho).

Os trabalhos que envolvam seres humanos deverão mencionar a autorização para divulgação dos envolvidos ou aprovação pelo Comitê de Ética da instituição na qual o trabalho foi realizado.

 

1. DINÂMICA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOSSIÊS – TERMOS GERAIS

1.1 – As propostas passarão por processo seletivo organizado e coordenado pela Comissão Editorial da revista;

1.2 – Serão aprovadas pela Comissão Editorial três propostas; a Comissão também definirá a ordem de publicação.

1.3 – O Calendário ao qual os Dossiês aprovados estarão submetidos será informado aos organizadores juntamente com a Carta de Aceite da proposta;

1.4 – A eventual desistência por parte dos organizadores de Dossiê deve ser comunicada até, no máximo, três meses antes do encerramento do prazo para submissões, de modo que não atrapalhe sua substituição pelo dossiê seguinte. Caso a desistência ocorra a menos de três meses antes do encerramento das submissões, a Comissão Editorial terá a prerrogativa de dar andamento ao dossiê, sem a participação do(as) proponentes, assumindo a coordenação da revista o encargo de viabilizar os encaminhamentos relativos ao Dossiê.

2. CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO COMO PROPONENTE DE DOSSIÊ

2.1 – Os dossiês podem ser propostos por até dois (2) proponentes vinculados a diferentes instituições e, preferencialmente, a diferentes regiões do país, um dos quais deve possuir o título de Doutor ou Mestre. O segundo proponente poderá estar cursando mestrado no momento da submissão da proposta. Ambos devem estar vinculados a alguma instituição de ensino superior e/ou de pesquisa nacional ou estrangeira, com atuação nas áreas de conhecimento das Ciências Sociais (Ciências Políticas e Sociologia) ou Ciências da Saúde, ou excepcionalmente, nas áreas afins; Serão permitidos até 5 autores exceto os dossiês de extensão universitária com até 10 autores.

2.2 – Não é permitida aos membros da Comissão Editorial a submissão de propostas de Dossiês.

3. ESTRUTURA E FORMA DAS PROPOSTAS SUBMETIDAS:

3.1 – As propostas de dossiês devem ser constituídas por um texto argumentativo/descritivo, de no mínimo duas e no máximo quatro páginas (excluindo-se a bibliografia e as informações pedidas em 3.3, devendo seguir as especificações constantes em 3.2) sobre a temática escolhida e sobre sua relevância para os debates nas áreas de conhecimento das Ciências Sociais (Ciência Política e Sociologia) e Ciências da Saúde, quando for necessário, nas áreas afins;

3.2 – As propostas deverão ser enviadas em formato .doc ou .docx (fonte Times New Roman, letra 12, espaçamento 1,5) para o e-mail praxedes@univali.br

3.3 – Serão desclassificadas as propostas que não contenham, necessariamente, as seguintes informações: - nome, titulação e vínculo institucional do/as proponentes - ORCID do/as proponentes; - título em português e inglês; - resumo e abstract com até 150 palavras cada; - justificativa que contemple a atualidade, a relevância e a originalidade do tema; - arquivo adicional contendo o Currículo Lattes/CNPq atualizado de cada um/a do/as proponentes ou CV no caso de estrangeiros.

4. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS PROPOSTAS E DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: Para a seleção das propostas serão observados os seguintes critérios:

4.1 – Adequação aos critérios de estrutura e forma, estabelecidos no item 3 deste edital;

4.2 – Em relação aos proponentes: será levada em conta a titulação, o histórico acadêmico (histórico de publicações, participação em grupos de pesquisas e afins), a relação proposta/formação e a experiência em outras publicações científicas;

4.3 – A Comissão Editorial da Revista RBTS tem autonomia e discricionariedade para a seleção das propostas, devendo divulgar a lista de classificados em seu portal eletrônico.

4.4 – As propostas que não atenderem aos critérios estabelecidos serão desconsideradas.

5. DA SELEÇÃO DE ARTIGOS QUE IRÃO COMPOR OS DOSSIÊS CONTEMPLADOS:

5.1 – A chamada pública para artigos referentes às temáticas será feita conjuntamente pelos organizadores do Dossiê e pela Revista, por meio do site oficial, e-mail e redes sociais;

5.2 – Os artigos selecionados para publicação deverão ser inéditos;

5.3 – Os artigos serão recebidos pelo portal da revista e encaminhados aos organizadores, depois de verificadas a adequação dos autores e dos arquivos submetidos aos critérios exigidos pela RBTS, constantes no site da Revista;

5.4 – A primeira fase de avaliação (“triagem”) acerca da pertinência do conteúdo do artigo para compor o dossiê é de responsabilidade dos organizadores e deverá ser finalizada em até 15 (quinze) dias depois do encerramento das submissões;

5.5 – Os organizadores deverão enviar um parecer de triagem aos autores dos artigos não selecionados para avaliação pelos pares dentro de até 30 dias depois do encerramento das submissões;

5.6 – Na segunda fase de avaliação, os artigos selecionados serão encaminhados pelos organizadores do Dossiê para avaliação por pareceristas externos. A análise do artigo seguirá o anonimato e avaliação cega por pares, tendo os mesmos trâmites dos artigos em fluxo contínuo, tal como previsto na “Política Editoriais” da Revista.

5.7 – Os artigos que compuserem o dossiê deverão seguir rigorosamente as “Diretrizes para Autores” e as “Condições para Submissão” da Revista Mediações (disponíveis em: https://periodicos.univali.br/index.php/rbts/submission/wizard

5.8 – Cabe aos autores do artigo e aos organizadores do Dossiê (bem como aos assessores ad hoc especializados) seguirem as regras das “Diretrizes para Autores”; os organizadores deverão ainda respeitar as regras da “Política de Privacidade” e a “Política de Seção” do periódico e garantir a estrutura textual dos artigos do Dossiê bem como a aderência e relevância da reflexão para o tema proposto. Caso a Comissão Editorial detecte o descumprimento de alguma das regras previstas, os organizadores serão comunicados e, não ocorrendo a imediata adequação às normas da Revista, os trâmites e encaminhamentos necessários passarão a ser de responsabilidade da Comissão Editorial da RBTS;

5.9 – Os dossiês poderão ter, no máximo, 6 contribuições, incluída a apresentação dos organizadores. Os artigos que não forem aprovados pelos organizadores para compor o dossiê serão arquivados;

5.10 – Eventuais negligências das regras dos itens acima poderão acarretar a não publicação do artigo. A decisão final de publicação ou não será sempre da Comissão Editorial.

6. DAS RESPONSABILIDADES DOS ORGANIZADORES:

6.1 – Verificar se cada contribuição é original e inédita;

6.2 – Manter contato frequente com os editores da Revista, garantindo que a elaboração do Dossiê seja realizada em conformidade com o cronograma e os compromissos preestabelecidos, tal como explicitados no item 5.

6.3 – Cumprir o prazo para entrega do material do dossiê estipulado no calendário que acompanhará a Carta de Aceite da proposta de Dossiê. Uma vez que essa data seja estabelecida, os organizadores devem ficar atentos à entrega do material. Caso os organizadores não cumpram os prazos previamente anunciados, a Comissão Editorial se reserva a prerrogativa, se julgar cabível, de cancelar o Dossiê ou de dar andamento aos trabalhos pendentes, assumindo o encargo de viabilizar os encaminhamentos relativos ao Dossiê e, com isso, a autoria deste, a fim de não prejudicar a pontualidade da publicação e da divulgação do número dentro dos prazos previstos;

6.4 – Os organizadores ficarão responsáveis pelo texto de apresentação do Dossiê, que deverá ter caráter acadêmico e ser elucidativo dos temas propostos, além de apresentar as contribuições selecionadas para compor o volume;

7. EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO: Uma vez aprovados os Dossiês, será estabelecida a data para a chamada de artigos e sistematização dos prazos para os organizadores entregarem o dossiê. Esse calendário será enviado aos organizadores. Os dossiês aprovados serão publicados nos números da Revista Brasileira de Tecnologias Sociais - RBTS, a partir do primeiro quadriênio de 2022, em ordem estabelecida pela Revista. As edições serão publicadas em versão digital.

RBTS – Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

Comissão Editorial.

 

ARTIGO CIENTÍFICO

  1. a) O Artigo científico é um texto que apresenta, discute e divulga ideias, métodos e técnicas, processos e resultados de pesquisa científica (bibliográfica, documental, experimental ou de campo). Nesta publicação, daremos preferência a artigos que apresentem resultados de pesquisas científicas.  O texto deverá ter, no máximo, 40 mil caracteres.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

Divisor

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Divisor

Edição atual

v. 11 n. 2 (2024)

Access journal

Divisor