• Resumo

    AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E DE SAÚDE DE PACIENTES ATENDIDOS NO PROGRAMA DE ATENÇÃO NUTRICIONAL À POPULAÇÃO DE ITAJAÍ E REGIÃO (PANPIR) DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA

    Data de publicação: 08/05/2023
    A caracterização do perfil socioeconômico e de saúde de uma população é destaque na prevenção e no tratamento das doenças crônicas relacionadas à alimentação, tornando-a um instrumento de promoção à saúde. O presente estudo avaliou as características socioeconômicas e de saúde dos pacientes atendidos pelo Projeto de Extensão Permanente “Programa de Atenção Nutricional a População de Itajaí e Região (PANPIR) por meio da Clínica de Nutrição de uma Universidade Comunitária de Santa Catarina entre os anos 2008 e 2014. A coleta de dados foi realizada a partir da análise dos prontuários e dos registros de primeira consulta, considerando dados de saúde (tabagismo, etilismo, atividade física), socioeconômicos (escolaridade) e estado nutricional (peso, estatura e circunferência da cintura). Os resultados demonstram que, dos 844 prontuários avaliados, havia 712 pacientes adultos e 132 idosos e se verificou que o desejo pela perda de peso foi a principal razão da procura pelo atendimento nutricional, sendo que 78% dos indivíduos eram do sexo feminino, média de idade de 44,92 anos (IC95=43,94-45,88), 50% tinham entre 0-8 anos de estudo e 65% eram sedentários. De acordo com do estado nutricional, observou-se elevada prevalência de excesso de peso (85%) e 92% dos pacientes apresentavam risco para doença cardiovascular. Destaca-se a associação significativa entre escolaridade e estado nutricional (p=0,00). Face ao exposto, destaca-se a necessidade e a importância de um atendimento nutricional gratuito e de qualidade, a fim de garantir melhores hábitos alimentares, prevenir doenças crônicas e, por consequência, aumentar a qualidade de vida da população assistida.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal