O artigo apresenta um resgate histórico da implantação do Telessaúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, em especial a experiência do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina. Apresenta os serviços de tele-educação, teleconsultoria, telediagnóstico e segunda opinião formativa como instrumentos de educação permanente a distância para as equipes de Atenção Primária à Saúde, propiciando melhoria da qualidade da assistência e ampliação do acesso à saúde, revelando-se como importante tecnologia social.
A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho).