• Resumo

    PERFIL CLÍNICO E SOCIODEMOGRÁFICO DE USUÁRIOS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL

    Data de publicação: 24/05/2019

    Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil clínico e sociodemográfico
    dos usuários do CAPSI atendidos em uma cidade de Santa Catarina. Trata-se de um estudo documental, quantitativo, exploratório e descritivo realizado a partir de 110 prontuários. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva e inferencial, testes de correlação e análise binomial. Há uma maior prevalência de usuários do sexo masculino (70.9%) com idade média de 10 anos (41%). Cerca de 41% das famílias atendidas têm uma renda próxima a 2 salários mínimos. O comportamento agressivo prevalece dentre as queixas (21,5%) e o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade como hipótese diagnóstica mais frequente (22%), todavia 25% dos casos não apresentam um diagnóstico. Os achados desse estudo são similares a descritos na literatura e sugerem a necessidade de realizar ações de promoção e prevenção em saúde mental infanto-juvenil.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal