• Resumo

    PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE

    Data de publicação: 24/05/2019

    A criação do Sistema Único de Saúde traz consigo o ordenamento para
    reorientação dos serviços de saúde a partir do conceito ampliado de saúde. Nesse sentido, o conhecimento dos determinantes sociais de uma população é fundamental para o processo de planejamento das ações para abordagem integral do processo saúdedoença. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência da integração ensino-serviçocomunidade no processo de territorialização de uma área de abrangência de uma equipe de Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada a partir da saída a campo, entrevista com informantes-chaves e sistemas de informação. Os resultados demonstraram que a população do território tem acesso a alguns determinantes sociais e privação de outros, que potencialmente podem ser determinantes para a situação da saúde atual e futura, devendo ser objeto de discussão e ação da equipe de saúde local no planejamento de ações.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal