• Resumo

    RACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES DE CONTROLE INTERNO E AUDITORIA COMO PROCESSO DE CONTROLE NA GESTÃO DA SAÚDE EM UNIDADES HOSPITALARES NO CONTEXTO BRASILEIRO

    Data de publicação: 24/05/2019

    O presente artigo tem como objetivo descrever sucintamente a racionalização
    das ações de controle interno e auditoria nas gerências das unidades hospitalares no contexto brasileiro. A necessidade de mecanismos de gestão com implantação de auditagem derivou da necessidade de controles internos para melhoria contínua na gestão hospitalar, como resultado de um processo derivado da universalização proposta na regulação jurídica, garantindo a universalização do acesso, destacando uma clara orientação para estabelecimento de metas quantitativas e qualitativas. Elaborou-se breve
    histórico da implantação e da implementação de práticas gerenciais no sistema de saúde brasileiro, a racionalização, resultante de políticas públicas que são monitoradas por padrões de desempenho com resultados vinculados ao planejamento e cumprimento de metas almejadas. Neste sentido, observou-se que, no sistema de saúde pública ou privada, as variadas formas de organização hospitalar têm como claro resultado a transparência dos processos – elementos preponderantes para efetivação da prática de auditagem interna e externa nas unidades hospitalares no contexto brasileiro.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal