• Resumo

    Economia política das microfinanças rurais: a metodologia do Agroamigo como Tecnologia Social voltada ao agricultor familiar no Nordeste

    Data de publicação: 18/12/2023

    O artigo em tela é uma tentativa de desenvolver uma abordagem na seara das Tecnologias Sociais tendo como base empírica à tecnologia financeira do Agroamigo, isso como estratégia na oferta de serviços financeiros destinado aos agricultores familiares mais pobres do Nordeste. A instituição financeira responsável, o Banco do Nordeste do Brasil, criou a metodologia justamente para superar a alta, com sucesso em seus resultados, mas que também trouxe internamente contradições como a monotonia na aplicação desse modelo de microfinança rural, bem como na questão da limitação dos recursos concedidos e da ausência de articulação de políticas públicas, para concretamente cumprir seus preceitos estratégicos. O interesse é justamente analisar até que ponto o verniz das Tecnologias Sociais tem importância na construção ou aperfeiçoamento da tecnologia do Agroamigo, em especial no seu papel de operar sob o lastro da valoração do menor custo operacional e principalmente em trazer benefícios socioeconômicos aos agricultores familiares mais pobres do Nordeste.

  • Referências

    ABRAMOVAY, Ricardo. Alcance e Limites das Finanças de Proximidade no Combate à Inadimplência: o caso do agroamigo. São Paulo: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Texto de Discussão. 2008.

    BASTOS, F & AQUINO, J.R. Dez Anos do Programa Agroamigo na Região Nordeste: evolução, resultados e limites para o fortalecimento da agricultura familiar.. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza/CE, v.46, suplemento especial, p.139-160, jun., 2015.

    COSTA, José Eloízio da & SILVA, Adriana L. A questão do microcrédito produtivo e orientado no Nordeste: experiências na aplicação da metodologia do agroamigo, in Economia e Administração: ligação para o desenvolvimento, vol. II. Piracanjuba/GO: editora Conhecimento Livre, 2023.

    DAGNINO, Renato. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas. Campina Grande/PB: editora EDUEP, Florianopolis/SC, editora Insular, 2014.

    COSTA, José Eloízio da Costa et alli. Relatório de Pesquisa. Impactos do Programa do Microcrédito Produtivo e Orientado no Nordeste: os casos do Agroamigo do Banco do Nordeste. Chamada CNPq/Ministério da Cidadania nº30/2019 - Estudos e Pesquisa em Avaliação de Políticas Sociais. São Cristóvão/SE: Universidade Federal de Sergipe. Programa de Pós-graduação em Geografia. Grupo de Pesquisa sobre Transformações no Mundo Rural. 2021.

    DELGADO, Guilherme. Capital financeiro e agricultura no Brasil. Campinas: editora da UNICAMP, Ícone. 1985.

    HARVEY, David. A loucura da razão econômica. São Paulo: editora Boitempo, 2020.

    MARX, Karl. O Capital, Vol 1. São Paulo: editora Boitempo, 2020.

    MORICOCHI, Luis & GONÇALVES, José Sidnei. Teoria do desenvolvimento econômico: uma revisão. https://pt.scribd.com/doc/255356625/MORICOCHI-Teoria-Do-Desenvolvimento-Economico-de-Schumpeter-Uma-Revisao-Critica. Acesso em 01/09/2023.

    SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: editora Companhia das Bolso, 2010.

    SHUMPETER, Joseph Alois. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: editora Fundo de Cultura, 1961.

    SHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: editora Nova Cultural, 1997.

    https://www.comciencia.br/dossies-1-72/resenhas/2004/08/resenha1.htm. Acesso no dia 25 de agosto de 2023.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal