• Resumo

    Trio da produtividade na cultura da mandioca: uma avaliação socioambiental da região Norte brasileira

    Data de publicação: 30/06/2025

    O Trio da Produtividade na cultura da mandioca corresponde a uma solução tecnológica de processo que preconiza a adoção de práticas simples de manejo, e é capaz de aumentar a produtividade da cultura da mandioca. Deste modo, este artigo tem como proposta avaliar os impactos socioambientais do "Trio da Produtividade" na cultura da mandioca na região Norte do Brasil, com ênfase em práticas sustentáveis. Essa cultura está presente em todo território nacional e a sua cadeia produtiva possui importância social e econômica, sendo realizada principalmente por pequenos produtores em áreas marginais de agricultura. Para a coleta de dados dos impactos socioambientais foram avaliados 46 produtores rurais que implantaram o Trio da Produtividade: 33 produtores no estado do Pará, sendo 29 pequenos e 4 médios produtores; 4 pequenos produtores no Tocantins; 6 produtores no Amazonas; e 4 pequenos produtores no Amapá. O Trio apresenta, de modo geral, desempenho positivo nas dimensões social e ambiental. Contudo, o baixo nível tecnológico que predomina nos estados estudados e as práticas tradicionais de produção da cultura da mandioca influenciam o cenário da adoção na região, tornando-se um fator limitante para a sua expansão, com necessidade de intensificar ações para o fortalecimento da transferência de tecnologia.

  • Referências

    AVILA, A. F. D.; RODRIGUES, G.S.; VEDOVOTO, G. L. Avaliação dos impactos de tecnologias geradas pela Embrapa: metodologia de referência. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2008.

    ALVES, R. N. B. O trio da produtividade na cultura da mandioca. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2007. (Série Documentos, 284).

    ALVES, R. N. B; MODESTO JÚNIOR, M. S.; ANDRADE, A. C. S. O trio da produtividade na cultura da mandioca: estudo de caso de adoção de tecnologias na região no baixo Tocantins, estado do Pará. In: Anais … CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA TECNOLÓGICA, Campina Grande, 2008.

    AVILA, A. F. D.; MAGALHÃES, M. C.; VEDOVATO, G. L.; IRIAS, L. J. M.; RODRIGUES, G. S. Impactos

    econômicos, sociais e ambientais dos investimentos na Embrapa. Revista de Política Agrícola, v. 14, n. 4, p. 86-101, out.dez. 2005.

    CONAB - COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Preços Agropecuários – 2021. Disponível em: http://sisdep.conab.gov.br/precosiagroweb. Acesso em 18 de dezembro de 2023.

    FIALHO, J. de F.; VIEIRA, E. A. Mandioca no cerrado: orientações técnicas. Brasília, DF: Embrapa Cerrados, 2013.

    FILGUEIRAS, G. C; HOMMA, A. K. O. Aspectos socioeconômicos da cultura da mandioca na região Norte. In: Cultura da mandioca: aspectos socioeconômicos, melhoramento genético, sistemas de cultivo, manejo de pragas e doenças e agroindústria. MODESTO JÚNIOR, M. S.; ALVES, R. N. B. (orgs). Brasília, DF: Embrapa, 2016.

    PRODUÇÃO AGRÍCOLA MUNICIPAL 2022: culturas temporárias e permanentes. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pam/tabelas> Acesso em: 18 dez. 2023.

    SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Diagnóstico da cadeia agroindustrial da mandioca no Mato Grosso, 2003.

    SOARES, J. P. G; RODRIGUES, G. S. Avaliação social e ambiental de tecnologias da Embrapa: Sistema Ambitec Agro. Brasília: Embrapa Cerrados, 2013. (Documentos, 203).

    SOUSA, D. N. Os mercados institucionais e suas possibilidades para combate à pobreza rural e inclusão produtiva. Colóquio - Revista Do Desenvolvimento Regional, v. 18, p. 125-141, 2021.

    VEDOVOTO, G. L.; MARQUES, D. V.; SOUZA, M. O. de; AVILA, A. F. D.; RIBEIRO, L. F. M. Avaliação multidimensional dos impactos de inovações tecnológicas: o caso da Embrapa. In: Anais … CONGRESSO ABIPTI: OS DESNÍVEIS REGIONAIS E A INOVAÇÃO NO BRASIL: os desafios para as instituições de pesquisa tecnológica, 2008, Campina Grande, PB. Disponível em:http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/18204/1/12- Aval_Multidimensional_Impactos_Inovacoes_Tecnol.pdf.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais, Volume 12, Número 1 - Janeiro a Junho de 2025

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal