• Resumo

    Governança e Inovação : Uma revisão sistemática da dimensão Bottom Up na implementação de Políticas Públicas na Agricultura Familiar

    Data de publicação: 11/12/2025

    O objetivo deste artigo é revisar a literatura sobre governança “bottom up” em políticas públicas de inclusão produtiva da agricultura familiar. A metodologia utilizada foi revisão bibliométrica de artigos científicos disponíveis no Google Scholar, aplicando critérios de relevância e excluindo trabalhos não acadêmicos. Os resultados indicam que os estudos estão majoritariamente concentrados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e são publicados em revistas da área de Ciências Sociais, Administração e Planejamento Urbano e Regional. As metodologias mais comuns nos artigos analisados incluem questionários, análise documental e estudos de caso. As políticas públicas mais estudadas foram o Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais e o Programa Territórios da Cidadania. O estudo conclui que a participação ativa dos atores do meio rural pode promover inovações sociais e econômicas, superar desafios institucionais e culturais, e melhorar a eficácia das políticas públicas de inclusão produtiva.

  • Referências

    CAMPOS, Ana Paula Teixeira; SCHMITT, Claudia Job. Rede de relações sociais e arranjos institucionais da agricultura familiar na zona da Mata em Minas Gerais, Brasil: Novas formas de governança nas políticas públicas? GIGAPP Estudios Working Papers, v. 4, n. 72-78, p. 379-398, 2017.

    DELGADO, Nelson Giordano; GRISA, Catia. Políticas de desenvolvimento territorial e pobreza rural no Brasil: análise das institucionalidades e da governança. Estudos Sociedade e Agricultura, v.22, n.1, p.132, 2014.

    DELGADO, Nelson Giordano; LEITE, Sergio Pereira. Políticas de desenvolvimento territorial no meio rural brasileiro: novas institucionalidades e protagonismo dos atores. Dados, v. 54, p. 431-473, 2011.

    DIAS, Thiago Ferreira; DE OLIVEIRA, Erysson Faustino. Agricultura familiar, políticas públicas e mercados institucionais: uma análise exploratória do programa nacional de alimentação escolar-PNAE no Rio Grande do Norte. Holos, v. 5, p. 1-19, 2019.

    DIAS, Thiago Ferreira; DE PAIVA, Juarez Azevedo. Gestão Social e Desenvolvimento Territorial: um olhar a partir processo de governança dos Colegiados Territoriais Brasileiros. Revista de Ciências da Administração, p. 91-105, 2015.

    IIZUKA, Edson Sadao; GONCALVES-DIAS, Sylmara Lopes Francelino; AGUERRE, Pedro. Reflexões sobre o desenvolvimento territorial sustentável, gestão social e cidadania deliberativa: o caso da bacia do rio Almada (BA). Revista de Administração Pública, v. 46, p. 1599-1623, 2012.

    LOTTA, Gabriela. Teorias e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, 2019. 324 p.

    NUNES, Emanoel Márcio et al. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como política de inclusão na agricultura familiar do Nordeste do Brasil. Grifos, v. 27, n. 45, p. 114-139, 2018.

    OLIVEIRA, José Antônio Puppim de. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. Revista de Administração Pública, v. 40, p. 273-287, 2006.

    PETARLY, Renata Rauta et al. As possibilidades e desafios do Território Rural do Médio Araguaia para a inclusão produtiva. Desenvolvimento Regional em Debate, v. 6, n. 3, p. 62-82, 2016.

    SOUSA, Diego Neves. O que se entende por inclusão produtiva dos agricultores familiares? Um estudo de revisão bibliométrica. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 36, n. 1, 2019.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais, Volume 12, Número 1 - Janeiro a Junho de 2025

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

 

Access journal