• Resumo

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNICA

    Data de publicação: 01/04/2015
    Inúmeras são as dificuldades de trabalho dentro de uma unidade de saúde. Além dos obstáculos normais relacionados ao convívio e ao relacionamento dentro da equipe de trabalho, também se devem considerar as dificuldades que transcendem a própria capacidade de transformação pelo gestor por problemas que vão além da abrangência de sua autonomia. O relacionamento constante com a população também é fonte de estresse e sobrecarga das pessoas envolvidas neste trabalho. O profissional médico, geralmente responsável apenas por aspectos técnicos, também está inserido nesta necessidade de gerenciamento em vários níveis, mas principalmente no da microgestão. Este trabalho parte do relato de uma experiência vivida por uma equipe de estratégia de saúde da família em uma unidade de saúde, pontuando aspectos de gestão participativa, transdisciplinaridade, planejamento e agrupamento em torno de objetivos comuns, todos obtidos por meio desta vivência e possibilitando a melhora da organização do trabalho e da qualidade do atendimento.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal