O tema foi escolhido a partir da crescente discussão sobre a importância dos governos adotarem uma política de comunicação que tenha como foco a comunicação pública. As organizações estatais precisam comunicar as informações de interesse público, mas além de informar, devem oportunizar canais de relacionamento e participação do cidadão na administração pública. Por outro lado, o estudo foi motivado pela constatação de que há poucos estudos que abordam a realidade catarinense em termos de comunicação pública estatal e, em particular, sobre ouvidoria. Neste sentido a pesquisa teve como objetivo central investigar a utilização das ouvidorias virtuais nas prefeituras dos 293 municípios catarinenses. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como exploratória. Quantos aos procedimentos de coleta de dados, o estudo envolveu a realização de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada tendo como fonte livros, revistas e artigos publicados em meios digitais relacionados à comunicação governamental, pública e ouvidoria. A pesquisa virtual envolveu as prefeituras dos 293 municípios de Santa Catarina. Inicialmente foi feito um levantamento de dados a partir de uma análise do site oficial das prefeituras para buscar informações e formar um banco de dados da pesquisa. Teve como objetivo identificar o termo usado para designar a área/canal de atendimento aos cidadãos, o procedimento utilizado para registrar uma manifestação na ouvidoria – e-mail ou formulário eletrônico. No segundo momento foi enviada uma mensagem a todas as prefeituras que possuem canal de ouvidoria virtual, com finalidade de verificar se estas realmente funcionam. O tratamento de dados foi feito de forma quantitativa. Os resultados demonstram que 97,27% das prefeituras utilizam, no mínimo, um canal de atendimento on-line ao cidadão. No entanto, a pesquisa demonstrou que 14% dos municípios que corresponde a 42 prefeituras possuem efetivamente uma ouvidoria virtual. Conclui-se a necessidade de rever o sentido e a responsabilidade de se disponibilizar uma ouvidoria virtual. A criação de uma ouvidoria não pode ser confundida com a disponibilização de link de “contato” no site. A ouvidoria deve ser efetivamente um canal de comunicação e participação do cidadão na administração pública.
A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho).