• Resumo

    Perfil socioeconômico, demográfico e consumo alimentar da pessoa com deficiência física adquirida do município de Itajaí (SC)

    Data de publicação: 05/09/2016
    Objetivo: Conhecer o perfil socioeconômico, demográfico e o consumo alimentar das pessoas com deficiência física adquirida as quais são assistidas por unidades de saúde e clínicas de reabilitação da cidade de Itajaí (SC). Métodos: Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com variáveis socioeconômicas, tipos de deficiência, hábito alimentar e estilo de vida. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva e inferencial. Resultados: Foi encontrada prevalência do sexo masculino (54,68%) e de paraplegia (29,68%). O consumo de legumes e verduras foi superior (63,9%) quando comparado ao feijão (55,7%), arroz (36,1%), pão integral (31,1%) e arroz integral (24,6%). A presença de alimentos não saudáveis foi encontrada nos lácteos integrais (44,3%) e nos carboidratos refinados, exceto: arroz, arroz integral, pão e pão integral (29,5%). Conclusão: A deficiência física tem grande impacto na vida dos entrevistados, alterando a renda familiar e os hábitos familiares, modificando a estrutura da família. Com relação ao consumo alimentar foi relatada na dieta a prevalência de alimentos saudáveis, porém houve um consumo relevante de alimentos gordurosos, sendo um fator preocupante, visto que a população em questão tende a ser sedentária.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal