• Resumo

    O calçadão de Curitiba: sua história como espaço público social da cidade

    Data de publicação: 05/09/2016
    Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica-documental que teve como objetivo perceber a história do Calçadão de Curitiba como espaço público de urbanização social da cidade desde 1972 a 2012. Dentro de uma pesquisa documental, para a coleta de dados se utilizaram jornais paranaenses e nacionais, bem como outros documentos: leis, livros, artigos reportagens de revistas. Dentro de uma hermenêutica fenomenológica se apresenta, resumidamente, a história da fundação da cidade de Curitiba, e fala-se sobre a teoria da “centralidade”, enfocando o Calçadão de Curitiba como uma grande “Sala de Estar” e ponto de encontro da população, aliado a um comércio que se modificou e se readaptou dentro das funções sociais da cidade, tornando-se um espaço público social da cidade de Curitiba, onde seus habitantes produzem sentido de identidade em seus deslocamentos e pertenças.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal