• Abstract

    CERTIFICAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS PESCADORES NO LITORAL DE SANTA CATARINA, BRASIL

    Published date: 16/04/2018
    Esse artigo analisou o perfil profissional de 68 pescadores envolvidos na política pública Rede Nacional de Certificação Profissional - Certific, na região do Porto pesqueiro de Itajaí, Santa Catarina, entre 2014/2016, a partir de um estudo de caso sobre a experiência de qualificação profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, campus Itajaí. Pode-se concluir que o perfil dos pescadores do curso corresponde ao Certific, sendo que a maioria (70%) certifica seus saberes, pois trabalhava cerca de 30 anos, sem a documentação exigida, usando subterfúgios para se esquivar da fiscalização, por conta do tempo indisponível para qualificação, tanto que 13% não puderam concluir o curso, impactando assim a vida dos pescadores e, consequentemente, a pesca, que inclui o Certific como política pública ao setor. A metodologia teve uma abordagem quantitativa, exploratória e descritiva, utilizando o método indutivo-dedutivo, tendo como fonte documentos norteadores do Certific, atas das reuniões de acreditação e normas da Marinha, grupos de trabalhos, plano de desenvolvimento do IFSC, bem como projeto pedagógico e formulário de entrevista profissional semiestruturada do curso.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

The Brazilian Journal of Social Technologies is a Qualis B1 publication, according to the Qualis Periódicos CAPES 2017-2020 classification.

The Brazilian Journal of Social Technologies aims to disseminate scientific knowledge through a biannual publication, which is characterized by multithematic and interdisciplinary content aimed, preferably, at the dissemination of work developed by the country's Professional Master's Degrees, in the form of products or processes that can be characterized as Social Technologies. Currently the editors are professors Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Public Policy Management) and Graziela Liebel (Health and Work Management).

Access journal