• Abstract

    REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS NÃO FARMACOLÓGICAS NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE: USO DA MUSICOTERAPIA E DA ACUPUNTURA

    Published date: 03/09/2018

    A ansiedade é um fator que acomete diversas pessoas na atualidade. O objetivo deste estudo é analisar os efeitos de duas técnicas – musicoterapia e acupuntura – como estratégias no tratamento da ansiedade, por meio de estudos empíricos acerca do tema. Para avaliar o contexto ‘ansiedade’, foram utilizados os descritores "ansiedade e acupuntura" e "ansiedade e musicoterapia" nas bases LILACS e SciELO, com publicações de 2007 a 2017. Foi feita uma tabela, avaliando os tipos de pesquisa, os participantes, o objetivo e o enfoque da pesquisa, os métodos utilizados e os principais resultados. Constatou-se eficácia estatisticamente significativa na maioria dos artigos analisados, de forma parcial ou definitiva. Entretanto, houve carência de dados por parte da musicoterapia, o que indica a necessidade de maiores estudos científicos na área, tendo em vista que podem ser importantes estratégias para a redução da ansiedade, como comprovado nos artigos analisados, principalmente na ala oncológica e da fibromialgia. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam gerar reflexões ao campo do tratamento da ansiedade e contribuições às práticas e às estratégias de saúde, visando proporcionar um tratamento complementar eficaz e que melhore a qualidade de vida da população.   

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

The Brazilian Journal of Social Technologies is a Qualis B1 publication, according to the Qualis Periódicos CAPES 2017-2020 classification.

The Brazilian Journal of Social Technologies aims to disseminate scientific knowledge through a biannual publication, which is characterized by multithematic and interdisciplinary content aimed, preferably, at the dissemination of work developed by the country's Professional Master's Degrees, in the form of products or processes that can be characterized as Social Technologies. Currently the editors are professors Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Public Policy Management) and Graziela Liebel (Health and Work Management).

Access journal