Santa Catarina é considerado um estado rico e, segundo dados do Índice de
Desenvolvimento Humano, aparece entre os estados mais bem desenvolvidos do país. Este trabalho de pesquisa revela a realidade que está por trás dos números, em que se avalia como vive a população em estado de extrema pobreza e que se utiliza de recursos sociais, como o Bolsa Família, para sobreviver. Nesta avaliação, procura-se entender a percepção dos beneficiários do BF na cidade de Blumenau. Como referencial teórico, discute-se a Desigualdade Brasileira e fez-se um balanço do Bolsa Família em Blumenau. A metodologia usada foi a Entrevista em Profundidade. Entre as conclusões da pesquisa está a melhoria da qualidade de vida dos entrevistados, embora todos reconheçam que o valor pago está muito abaixo das necessidades de uma família.
The Brazilian Journal of Social Technologies is a Qualis B1 publication, according to the Qualis Periódicos CAPES 2017-2020 classification.
The Brazilian Journal of Social Technologies aims to disseminate scientific knowledge through a biannual publication, which is characterized by multithematic and interdisciplinary content aimed, preferably, at the dissemination of work developed by the country's Professional Master's Degrees, in the form of products or processes that can be characterized as Social Technologies. Currently the editors are professors Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Public Policy Management) and Graziela Liebel (Health and Work Management).