• Abstract

    AUTOAVALIAÇÃO PARA MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE DA ESF DE ITAJAÍ

    Published date: 19/02/2021

    Com o objetivo de valorizar e qualificar a Atenção Básica, o Ministério da
    Saúde lança em 2012 o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), que é constituído por processos de autoavaliação, monitoramento, avaliação externa, educação permanente e apoio institucional. Para a etapa de autoavaliação, é disponibilizado o instrumento denominado Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (AMAQ), que apresenta duas unidades de análise (gestão e equipe) com diversos padrões de qualidade para cada subdimensão avaliada. O objetivo deste trabalho foi relatar a etapa de autoavaliação de uma equipe de Saúde da Família. Dentre as subdimensões avaliadas, a “Educação Permanente e Qualificação das Equipes de Atenção Básica”, a “Atenção Integral” e o “Programa Saúde na Escola”, obtiveram classificação “satisfatório”. O pior resultado obtido foi para a subdimensão “Participação, controle social e satisfação do usuário”, com classificação “muito insatisfatório”. Já a subdimensão “Organização do processo de trabalho”, obteve a classificação “muito satisfatório”. Somando a média de desempenho das subdimensões, a equipe obteve classificação geral “satisfatório”. Ainda que o resultado tenha sido positivo, a equipe pactuou a construção de uma matriz de intervenção para todos os padrões de qualidade que apresentassem fragilidade. O instrumento da AMAQ retrata diversos aspectos que envolvem o trabalho na AB, sendo um potente dispositivo de reflexão e indutor de mudanças para melhoria dos indicadores de saúde no território. Nesse sentido, a institucionalização da avaliação é fundamental para que as equipes sistematicamente realizem reflexão sobre o próprio trabalho.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

The Brazilian Journal of Social Technologies is a Qualis B1 publication, according to the Qualis Periódicos CAPES 2017-2020 classification.

The Brazilian Journal of Social Technologies aims to disseminate scientific knowledge through a biannual publication, which is characterized by multithematic and interdisciplinary content aimed, preferably, at the dissemination of work developed by the country's Professional Master's Degrees, in the form of products or processes that can be characterized as Social Technologies. Currently the editors are professors Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Public Policy Management) and Graziela Liebel (Health and Work Management).

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