• Abstract

    Intercâmbio internacional como instrumento facilitador da transição universidade-mercado de trabalho

    Published date: 10/06/2014
    A paradiplomacia, ou as ações externas de entes subestatais, como os municípios, é tema de vários estudos na academia. No entanto, a sua conexão com programas universitários de intercâmbio internacional ainda é pouco discutida. A maioria das universidades possui programas de intercâmbio internacional, mas não dispõe de mecanismos indutores do envolvimento dos acadêmicos em atividades de articulação internacional, que possibilitem uma integração entre a formação acadêmica e a sua preparação para o mercado de trabalho. Uma iniciativa que viabilize a atuação de alunos participantes de programas de intercâmbio internacional como paradiplomatas poderia prepará-los para atuar na área de articulações internacionais, seja no âmbito privado, seja no público. A partir desta constatação, este artigo tem como objetivo apresentar uma estratégia de colaboração entre uma instituição de ensino superior e um governo municipal, destacando a conexão entre paradiplomacia e programas de intercâmbio internacional como instrumento facilitador da transição universidade-mercado de trabalho. Esta estratégia está consubstanciada no Programa Embaixadores UNIVALI-Itajaí. Trata-se de um programa piloto que tem como objetivo formar os acadêmicos participantes do Programa de Intercâmbio de Alunos (PIA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) para atuarem como paradiplomatas. A pesquisa é de caráter descritivo, tendo-se utilizado o método qualitativo, com consultas a fontes primárias e secundárias, apoiando-se em fontes documentais, o que a identifica como pesquisa de campo. Como resultado, espera-se que este estudo preliminar ofereça subsídios à elaboração de uma estratégia global de parcerias internacionais, a qual proporcione novas formas de inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho envolvendo a paradiplomacia.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

The Brazilian Journal of Social Technologies is a Qualis B1 publication, according to the Qualis Periódicos CAPES 2017-2020 classification.

The Brazilian Journal of Social Technologies aims to disseminate scientific knowledge through a biannual publication, which is characterized by multithematic and interdisciplinary content aimed, preferably, at the dissemination of work developed by the country's Professional Master's Degrees, in the form of products or processes that can be characterized as Social Technologies. Currently the editors are professors Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Public Policy Management) and Graziela Liebel (Health and Work Management).

Access journal