Protocolo de atendimento do núcleo de apoio à saúde da família do município de Itapema SC: uma contribuição para o processo de trabalho
Published date: 01/04/2015
A proposta desse estudo consiste em apresentar a criação do Protocolo de Atendimento para a Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família como um instrumento de organização do processo de trabalho. A decisão da criação do protocolo de atendimento surgiu na reunião de equipe NASF em 2012. Sua elaboração teórica foi iniciada em 2013 pelas profissionais de Educação Física e Nutrição, para posterior contribuição das profissionais de Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Farmácia. O Protocolo de Atendimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (PANASF) de Itapema (SC) foi elaborado devido à necessidade percebida pelas profissionais que o compõem, necessidade esta advinda da importância de ter respaldo nas atuações e de organizar o processo de trabalho e a rede de atendimento. Visou-se qualificar o serviço e evitar que a política de governo impere sobre as atuações da equipe. Por meio do PANASF objetivou-se ainda uma maior divulgação da composição da equipe NASF Itapema e facilitar a compreensão dos profissionais de saúde e população em geral acerca do que é o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, como solicitar/acessar este apoio e quais os serviços prestados pela equipe NASF.