O novo modelo econômico, baseado no conhecimento, traz a inovação
como principal aspecto de valor para o desenvolvimento social e econômico de uma nação ou região. Nesse sentido, os Sistemas Nacionais e Regionais de Inovação buscam constituir uma estrutura com mecanismos que contribuem para o desenvolvimento da inovação, por meio de políticas públicas de fomento e incentivo, além de integrar os agentes públicos e privados. Dessa forma, o Estado tem importante papel no desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica, que por sua vez tem a inovação como principal fator estratégico. Este estudo aborda as políticas públicas brasileiras que subsidiam a inovação por meio de incentivos e fomento às Empresas de Base Tecnológicas. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, exploratório e descritivo. Como resultado pode se verificar que o Sistema Nacional brasileiro possui uma diversidade de mecanismos que subsidiam a inovação, porém
ainda carece de maior dinamismo para seu amadurecimento e eficiência de suas políticas.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).