O presente artigo tem como objetivo descrever sucintamente a racionalização
das ações de controle interno e auditoria nas gerências das unidades hospitalares no contexto brasileiro. A necessidade de mecanismos de gestão com implantação de auditagem derivou da necessidade de controles internos para melhoria contínua na gestão hospitalar, como resultado de um processo derivado da universalização proposta na regulação jurídica, garantindo a universalização do acesso, destacando uma clara orientação para estabelecimento de metas quantitativas e qualitativas. Elaborou-se breve
histórico da implantação e da implementação de práticas gerenciais no sistema de saúde brasileiro, a racionalização, resultante de políticas públicas que são monitoradas por padrões de desempenho com resultados vinculados ao planejamento e cumprimento de metas almejadas. Neste sentido, observou-se que, no sistema de saúde pública ou privada, as variadas formas de organização hospitalar têm como claro resultado a transparência dos processos – elementos preponderantes para efetivação da prática de auditagem interna e externa nas unidades hospitalares no contexto brasileiro.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).