O compartilhamento de bicicletas é uma solução recente para a mobilidade
urbana sustentável, que tem um papel importante na integração intermodal, tendo havido grande adesão por cidades no mundo na última década. Trata-se de um tema de grande relevância, aliando-se à meta do Plano de Mobilidade de Joinville de elevar o índice de deslocamentos por bicicletas de 11% em 2015 para 20% em 2025. Para tanto, a partir da apresentação dos pressupostos teóricos, que fundamentam os modelos de compartilhamento de bicicletas, procurou-se pesquisar a respeito dos sistemas em funcionamento nos municípios de Santos (SP) e Vitória (ES), dada a semelhança de porte populacional. Como resultado, apresentou-se uma proposta de modelo de sistema a ser aplicado em Joinville, que difere dessas cidades por propor a implementação por incremento de áreas, ao invés de aumento na densidade de estações, uma vez que a tentativa de universalizar localização afeta diretamente o nível de serviços.
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La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).