Atropelamento de animais em estradas é um dos impactos mais estudados em
Ecologia de Estradas no mundo. Atualmente diversos projetos e plataformas de ciência cidadã têm sido desenvolvidos para quantificar esse impacto, como é o caso do Sistema Urubu, a maior rede para conservação da biodiversidade brasileira. Trata-se de uma plataforma de ciência cidadã para coleta e gestão de dados de atropelamento de fauna selvagem, criada em 2014 pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas. A principal ferramenta do sistema é um aplicativo, gratuito e disponível para Android e IOs, que conta hoje com mais de 23 mil usuários e mais de 24 mil registros. Seu grande diferencial, quando comparado a outros projetos e plataformas, está na confiabilidade dos
dados, uma vez que possui um rigoroso processo de validação de registros realizado por especialistas das diferentes classes de fauna. Além disso, trata-se de uma plataforma que gerou publicação de vários artigos científicos, além de ter contribuído para estruturação da Estratégia Nacional para Mitigação de Impactos da Infraestrutura Viária na Biodiversidade (BioInfra Brasil) e para criação do Projeto de Lei 466/15, já aprovado pela Câmara dos Deputados.
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La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).