A queda na tiragem e o fim de edições impressas de veículos tradicionais
de mídia colocam em xeque um patrimônio de imagem construído ao longo dos anos: o discurso gráfico. A transposição da mídia impressa para a web não soube transportar os valores de imagem para o mundo digital e a nova geração de leitores pouco sabe da aparência ou da estrutura dos veículos originais. O momento atual ainda é de intersecção, mas em pouco tempo o legado atrelado ao aspecto visual dos jornais estará perdido, distanciando o produto digital de tal maneira de suas origens impressas, que pouco restará além do nome para a identificação das marcas. Um experimento desenvolvido para os principais veículos impressos da Alemanha comprova essa dissociação visual dos produtos. Ao combinar as capas das edições impressas com a capa dos portais web, ficou claro que existe uma coesão de design entre os exemplares de um mesmo suporte tecnológico, mas a conexão entre o produto impresso e a web de um mesmo veículo não pode mais ser estabelecida levando em conta apenas os aspectos visuais. O discurso gráfico está morto.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).