O semiárido brasileiro tem sofrido mudanças desde os anos 1990 com o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), onde famílias selecionadas pela comunidade aprendem a construir e manter cisternas de placa (tecnologia social). Após sua difusão na região semiárida, o P1MC tornou-se uma política pública e o programa tem sido executado em parceria com atores organizacionais locais. A partir deste contexto, o objetivo do estudo é, a partir dos impactos esperados para uma iniciativa de inovação social em termos das dimensões de processo e resultado, segundo as categorias analíticas do quadro teórico de expansão de iniciativas de inovação social desenvolvido por Medeiros (2018), apresentar o P1MC como uma iniciativa de inovação social institucionalizada. O método utilizado foi estudo de caso em profundidade, com evidências qualitativas. Conclui-se que o P1MC se caracteriza como uma programa de inovação social institucionalizada, em que há a participação efetiva de atores sociais, organizacionais e institucionais. Porém, se não houver o esperado engajamento entre estes atores, não será possível dar continuidade a esta inovação social, mudando o seu movimento de expansão e involuindo na consolidação de seus principais resultados.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).