• Resumen

    Influência das doenças crônicas na capacidade cardiopulmonar de pacientes pós COVID-19 participantes de um programa de reabilitação cardiopulmonar

    Published date: 29/07/2024

    Esta pesquisa tem por objetivo descrever os efeitos das doenças crônicas nãos transmissíveis sobre a função cardiopulmonar de pacientes participantes de um programa de reabilitação cardiopulmonar pós COVID-19. Trata-se de um estudo documental a partir de dados do Centro de Reabilitação Cardiopulmonar do município de Criciúma do período entre novembro de 2020 a janeiro de 2022. Foram conduzidas análises para avaliar a influência das DCNT, como DM, HAS e obesidade, no desempenho cardiopulmonar e de força dos pacientes antes e após a participação no programa de reabilitação. Dentre os pacientes atendidos, a maioria era do sexo feminino (61,3%), a média de idade foi de 54,35 (±12.39) anos. Um total de 41,4% dos participantes tinham HAS e 36,52% eram diagnosticados com DM. Além disso, 26,40% dos pacientes aparentavam obesidade e 82,7% eram sedentários. Apesar de haver uma melhora em todas as variáveis analisadas após a reabilitação, a DM, a hipertensão e a obesidade foram associadas ao pior desempenho cardiopulmonar no início e no fim do estudo. Por fim, os resultados desta pesquisa destacam a complexidade de saúde dos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e reforçam a necessidade de um cuidado multiprofissional e integral aos pacientes pós covid-19.

  • Citas

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).

 

Access journal